O amanhã do nosso planeta
O amanhã do nosso planeta.
Sempre quando o assunto meio ambiente vem à tona, a primeira coisa que me vem à cabeça são os recursos naturais que estão ficando escassos a cada dia e minha preocupação maior é sempre com relação a água. Lendo um artigo de uma aluna do sétimo período de jornalismo senti vontade de me pronunciar também de alguma forma. Vontade de fazer valer a consciência ambiental que sempre tive, mas que agora cursando meio ambiente, tenho a oportunidade de explanar a respeito para que de alguma maneira possa me sentir eticamente responsável pelas opiniões que possa formar sobre o desenvolvimento sustentável em nosso planeta.
Buscando informações, li que cientistas já falam em escassez da água doce no planeta num prazo de vinte anos e isso é realmente assustador. O descaso com este bem preciosíssimo que é a água revela ainda mais a falta de compromisso com a sustentabilidade. Nós hoje alunos temos que ser desde já desenvolvedores da consciência crítica nas pessoas. Temos que pensar com muita responsabilidade na formação de pessoas com senso ambiental capaz de preservar ao máximo o ambiente em que vivemos.
Um dos fatores que possibilitaram o surgimento e a manutenção da vida na terra é a existência da água, se não houver equilíbrio em seu uso e a previsão dos cientistas se concretizarem, da para imaginar como será o futuro do nosso planeta. A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a 2 ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento. Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é