Mecânica dos solos - linhas de fluxo
TRABALHO DE MECÂNICA DOS SOLOS
"LINHAS DE FLUXO"
Jundiaí - SP
2012
Centro universitário padre anchieta
TRABALHO DE MECÂNICA DOS SOLOS
"LINHAS DE FLUXO"
Trabalho apresentado à disciplina de Mecânica dos solos do curso de Engenharia Civil, sob a orientação do Professor Petrucio José dos Santos Junior.
Jundiaí - SP
2012
Introdução
Em geotecnia, o fenômeno do deslocamento da água através do solo é chamado de percolação da água. Conhecer como se dá o fluxo da água no solo é muito importante pois ele é responsável por um grande número de problemas práticos de engenharia, os quais podem ser resumidos em três grupos:
- A vazão da água através de maciços terrosos, drenos ou filtros;
- O recalque nas fundações das obras;
- A estabilidade geral das massas de solo principalmente de taludes.
Movimento da Água
Quase sempre a água se movimenta lentamente embaixo de um gradiente hidráulico sem parar, como um série de filetes. Os filetes não se movem sempre em linhas retas, mas caminham de acordo com o intervalo das moléculas de água, movendo-se mais rapidamente onde convergem para passar pelos estreitamentos e mais lentamente onde se espalham nas aberturas maiores. Também, devido à fricção, as partículas perto das paredes das aberturas movem-se mais rapidamente.
Regimes de Escoamento
Diz-se lamear ou laminar o escoamento em que não se cruzam as trajetórias das partículas individuais de um fluido. Em caso contrário se diz turbulento. Para a maioria dos solos, admite-se escoamento laminar. Se a descarga através de uma área A é constante, em qualquer tempo, escoamento dá se sob regime permanente.
Teorema de Bernoulli
É aplicável ao regime permanente dos fluidos, e assim se enuncia: para um ponto qualquer, de um filete líquido, a altura acima de um plano horizontal fixo ( carga aritmética), mais a altura representativa da pressão ( carga piezométrica) e mais a altura correspondente à velocidade nesse