O ALUNO VIRTUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
É fato que na atualidade a Educação a Distância tem crescido em nosso país, especialmente com a implantação dos cursos de graduação na modalidade à distância. Sendo assim, surge a figura do aluno virtual, embora esse não seja necessariamente aluno de curso de graduação, pois essa modalidade envolve outros níveis de ensino. Falaremos neste texto sobre três aspectos desse personagem relativamente novo no cenário educacional brasileiro: O que é um aluno virtual; Quais as suas características e como se tornar um aluno virtual de sucesso.
O crescimento da educação na modalidade a distância, é devido a relativa facilidade que as pessoas têm em conseguir frequentar virtualmente um ambiente de aprendizado universitário, o que não seria possível para muitos que vivem em lugares longínquos do Brasil, distantes de grandes centros urbanos, onde se localizam os campus universitários. Sendo assim, surge o aluno virtual que é um aprendente que não esta dentro de uma sala de aula física e sim em um ambiente virtual de aprendizagem.
Contudo, nem sempre se usou as tecnologias de ponta para disseminar os conhecimentos necessários à formação dos alunos. Há anos atrás se usava os telecursos para a transmissão dos conhecimentos, hoje nos cursos de EAD, o aluno usa novas ferramentas, como a internet, para seu aprendizado. Segundo Azevedo (2007), o crescimento da Educação a Distância ocorre devido a facilidade de acesso propiciada pela internet, a flexibilidade de horários e a autonomia para desenvolver um cronograma de estudo de acordo com a sua disponibilidade de tempo.
Os fatores supracitados nos remetem a novas características que assumem os alunos virtuais. As principais características do aluno virtual são as seguintes: Geralmente são adultos; Inseridos no mercado de trabalho ou que estão estudando para conseguir uma oportunidade em suas carreiras profissionais. Essas características são exatamente de pessoas que necessitam