O aluminio
UTILIZAÇÃO DO ALUMINIO NA ENGENHARIA
Grupo de estudo
ENGENHARIA CIVIL
COTIA/SP
2013
Grupo de estudo
UTILIZAÇÃO DO ALUMINIO NA ENGENHARIA
COTIA/SP
2013
1. INTRODUÇÃO
1.1 – Objetivo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as diversas utilidades do alumínio nas mais variadas áreas da engenharia, bem como apresentar os processos de obtenção, caracterização das propriedades físico-quimicas que o torna um metal versátil na indústria, os processos industriais e as aplicações deste metal.
2. O metal alumínio.
Por suas excelentes propriedades físico-quimicas como a alta condutibilidade elétrica e térmica, resistência a corrosão e baixo peso específico , o alumínio se tornou o metal não ferroso mais importante do mundo.
A descoberta do alumínio deu-se em 1809 por Humphrey Davy, tendo sido isolado pela primeira vez em 1825 por H. C. Oersted, tendo sua obtenção através do processo industrial a partir de 1886 com o procedimento eletrolítico criado por Paul Louis Héroult e Charles Martin Hall, este sistema ficou conhecido por Hall-Héroult e que é usado até hoje na industria, porém a obtenção por este método emprega um alto consumo de energia elétrica (14,8 kWhcc/kg alumínio), isto faz do Brasil um produtor em potencial devido os recursos hídricos abundantes do país, além de ter terceira maior reserva de bauxita (principal minério de alumínio com taxa de 35% a 45% de óxido de alumínio) do mundo. O alumínio é um elemento abundante na crosta terrestre (cerca de 8%) na forma de óxido de alumínio (Al2O3) o que faz de suas reservas quase que ilimitadas, porém no século XIX, devido a complexidade da redução do metal a partir do minério, foi considerado um metal precioso e até mais valioso que o ouro.
2.1- Propriedades importantes do alumínio.
O alumínio possui algumas propriedades fisicas e