O alienista(resumo de cada paragrafo)+personagens+características+foco narrativo
II - FOCO NARRATIVO:
A narrativa é em 3º pessoa. Dois narradores se alternam no desenvolvimento da narrativa: o narrador-cronista e o narrador onisciente. Para que se manifeste o narrador-cronista é preciso que se respeite a ideia documental, revestida de uma credibilidade incontestável com relação aos fatos do passado. Para que se manifeste o narrador-onisciente, dentro dos propósitos realistas machadianos, é preciso que a onisciência seja integral, analisando o comportamento humano e descortinando a “alma” das personagens.
V - CARACTERÍSTICAS:
- é uma narrativa curta e deve prender a atenção do leitor;
- deve ter um só conflito e este tem de ser muito interessante;
- deve conduzir o leitor para um único efeito, provocando-lhe tensão na leitura;
- deve manter um perfeito equilíbrio narrativo;
- trabalha com poucas personagens, em tempo exíguo, em pequenos espaços.
VI - PERSONAGENS:
Dr. Simão Bacamarte - é o protagonista da estória. A ciência era o seu universo – o seu "emprego único", como diz. "Homem de Ciência, e só de Ciência, nada o consternava fora da Ciência" (p. 189). Representa bem a caricatura do despotismo cientificista do século XIX (como está no próprio sobrenome). Acabou se tornando vítima de suas próprias idéias, recolhendo-se à Casa Verde por se considerar o único cérebro bem organizado de Itaguaí.
D. Evarista - é a eleita do Dr. Bacamarte para consorte de suas glórias científicas. Embora não fosse "bonita nem simpática", o doutor a escolheu para esposa porque ela "reuni condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem", estando apta para dar-lhes filhos robustos, são e inteligentes". Chegou a ser recolhida à Casa Verde, certa vez, por manifestar algum desequilíbrio mental.
Crispim Soares - era o boticário. Muito amigo do Dr. Bacamarte e grande admirador de sua obra humanitária. Também passou pela Casa Verde, pois