O Alienista em quadrinhos
Orientações:
• Esta avaliação tem um objetivo com um valor total de quatro pontos.
• O trabalho deverá ser digitado ou realizado com caneta esferográfica (cor azul ou preta).
• Para entrega do trabalho deverá ser realizada uma capa em que contenha:
1- Título do livro;
2- Autor;
3- Nome da professora;
4- Nome do aluno, nº, ano;
5- Fazer uma ilustração pertinente ao tema do livro ( a criatividade será observada). • Dê respostas completas, use a norma culta da língua, baseando-se na leitura realizada.
Objetivo:
Interpretar o conteúdo do livro paradidático “O alienista” de Machado de Assis abordado nas questões a seguir, explorado de vários aspectos de modo que se possa verificar a leitura e também propiciar a ampliação do aprendizado adquirido por meio de pesquisas.
1- Machado de Assis, em seu livro “O alienista” faz uma crítica em relação à influência exercida pela Europa ao Brasil. Isso fica evidente quando insere em seu livro uma certa comparação entre a “Revolta de Itaguaí” e a “Revolução Francesa” e seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, como também ao tipo de conduta de certas personagens na história.
Que semelhanças pode-se observar entre os dois fatos? (Para responder à essa questão será necessário remeter-se às aulas de História sobre a Revolução Francesa) 2- A citação é uma homenagem que se presta a um autor ou a uma obra. Pode ser também uma brincadeira dos autores. Na literatura acontece com frequência, como também em outras artes. Na pág. 9, Cesar Lobo retratou Bacamarte à maneira de Hamlet, no momento em que o personagem da peça de Shakespeare, num cemitério, apanha uma caveira de uma das covas e começa a devanear sobre a morte e a transitoriedade da vida humana. Para compor a cena, Lobo se inspirou no quadro Hamlet e Horácio no cemitério (1839), de Eugène Delacroix.
O pintor francês teve outro quadro seu