Filosofia
O materialismo dialético Para Marx a matéria é a fonte da consciência. É preciso distinguir, materialismo marxista, que é dialético, do materialismo anterior a ele, o materialismo mecanicista:
O materialismo mecanicista parte da constatação de um mundo composto de coisas e, em última análise, de partículas materiais que se combinam de forma inerte.
Para o materialismo dialético, os fenômenos materiais são processos. Além disso, o espírito não é consequência passiva da ação da matéria, podendo reagir sobre aquilo que o determina.
A dialética marxista
A dialética é a estrutura oposta do real, que no seu movimento constitutivo passa por três fases: a tese, a antítese e a síntese. Que explica o movimento da realidade pelos princípios entre o momento da tese e o da antítese, cuja contradição deve ser superada pela síntese. Outra forma de entender a dialética é a de totalidade, ou seja, as coisas estão em constante relação recíproca, e nenhum fenômeno da natureza ou do pensamento pode ser compreendido isoladamente fora dos fenômenos que o rodeiam.
O materialismo histórico
Teoria que aplica os princípios