O alfabeto dos fenicios
A Península Ibérica - Durante muitos e muitos anos foi habitada po muitos povos de diversas raças, compreende actualmente dois estados - Portugal e Espanha.
A Lusitânia - Abrangia a faixa ocidental da Península, desde a margem esquerda do Douro até ao Tejo e daí até ao Guadiana, com excepção do Algarve e Alentejo, abrangendo ainda terras espanholas. A sua capital era a cidade de Évora.
Primeiros habitantes da Península Ibérica - os primeiros povos que viveram na Península foram os Iberos, os Celtas, os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses, mais tarde vieram os Romanos, os Vândalos, os Suevos, e os Alanos, por último fixaram-se os Visigodos e os Muçulmanos, chamados Sarracenos, Árabes, Maometanos ou Moiros.
Ibéros - Foram o primeiro povo e por isso deram o nome à Península. eram muito atrasados na civilização, não sabiam cultivar e viviam da caça e da pesca, cobriam-se com peles de animais e viviam em cavernas.
Celtas - Este povo emigrou de uma região (Gália) que pertence hoje à França. Viviam também em estado selvagem, abrigavam-se em cabanas circulares cobertas de palha. Deixaram como vestígios da sua permanência os dolmens e as ruinas em Guimarães. Os Celtas juntos com os Ibéros formaram as tribos dos Celtibéros.
Lusitanos - Assim se chamavam os nossos antepassados. Eram descendentes dos Celtibéros e muito valentes, alimentavam-se da caça, da pesca e de frutos silvestres. Habitavam a Lusitânia.
Fenícios - Povo marítimo, já possuidor de uma civilização notável, fixaram-se nas margens dos rios, e estabeleceram colónias. Distinguiram-se como navegadores.
Gregos - Seguindo as pisadas dos Fenícios, instalaram-se ao longo da costa, onde fundaram colónias que se transfomaram depois em Estados.
Cartagineses - Este povo, vindo do Norte de África depressa se impôs a todos os outros povos. Tomando quase todo o comércio