O alfa e o ômega
"Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso." Apocalipse 1.8
A expressão "o Princípio e o Fim", que não consta do original grego, mas cujo conteúdo confere com o sentido, foi acrescentada a este versículo por alguns tradutores, por considerarem que as pessoas menos escolarizadas poderiam não compreender o significado de "o Alfa e Ômega".
A expressão aparece novamente nos capítulos 21 e 22: "Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida" (Apocalipse 21.6); "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim" (Apocalipse 22.13).
Esta revelação de que o Senhor Jesus Cristo é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, é a maneira mais simples para definir Alguém que excede todo e qualquer entendimento. Ele encerra a perfeição indescritível, indefinível, mais profunda que o infinito.
Conhecer pessoalmente o Senhor Jesus Cristo consiste na maior glória do ser humano. Muitas são as pessoas que O conhecem por informações de outras, e quando vêm às tribulações, não sabem como sair delas, pois os conhecimentos adquiridos a respeito d'Ele não são suficientes para salvá-las.
O conhecimento d'Ele vem através da revelação do Seu próprio Espírito, e isto se torna suficiente para fazer a pessoa reunir forças e enfrentar qualquer situação adversa. E é justamente isso que o apóstolo João procura nos transferir.
É a maior riqueza, a maior glória, a maior força; enfim, o melhor de tudo o que pode acontecer com o ser humano: conhecer o Senhor Jesus! É como Ele mesmo afirma por intermédio do profeta Jeremias:
"Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor."