Alfa e ômega
Professor Luiz Carlos de Souza
Da raiz a flor – estratégias interdisciplinares.
Projeto Alfa e Ômega trazendo por tema “Da raiz a flor – estratégias interdisciplinares”, proposta de atividade extracurricular apresentada à escola Arco Iris – Itapevi _ S.P. com referência aos alunos do 4º A de 2013.
ITAPEVI – fevereiro / 2013.
Entendendo a necessidade à realização dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referente à pluralidade cultural no tocante ao que cerne à vida social, cultural, familiar e comunitária, com ênfase ao respeito e a valorização das diversas formas de linguagens expressivas de diferentes grupos, e sabendo que um dos fundamentos psicológicos para a discriminação é o medo, o presente projeto tem a pretensão de auxiliar na superação do preconceito, sendo a escola o espaço para o convívio social e a propícia oportunidade para a discussão e a prática desse eixo temático proposto pelo PCN.
O PROJETO:
Justificativa -
Muitas ações tomadas pelo ser humano derivam das suas experiências. Na ausência destas, o conceito previamente constituído por este, será atribuído pela construção da experiência de terceiros, seja um contribuinte interno, de sua rede familiar, ou externa, de sua rede de relacionamentos. Quando um aluno tem experiências que enriquecem suas conclusões quanto a uma situação, ele modifica suas atitudes diante da mesma e ainda carrega para o currículo da sua integridade, do seu caráter, este novo posicionamento social, e a este princípio, é ao qual me prendo à realização deste projeto.
Objetivo - Pensando nisso, pretendo resgatar o conceito de família, demonstrar aos alunos uma realidade muito próxima fisicamente porem distante de sua rotina o seu conhecimento, despertar a necessidade da cooperação e auxílio ao próximo, o alcance pleno do conceito sobre o respeito mútuo, sem preconceito e baseado na experiência. O projeto pretende ainda levar os alunos para o outro lado do vértice, apresentando a estes a