O alcoolismo
Entende-se por saúde o funcionamento adequado do conjunto de sistema que se interagem na constituição do indivíduo, devendo ser observado os aspectos orgânicos, mentais, orais e outros, que participam do sistema interdependente.
Fisiopatologia
O Alcoolismo ou Síndrome de Dependência do Álcool (SIDA), é uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois afecta aproximadamente 2 bilhões de pessoa. Apresenta-se em vários estágios e é caracterizada pelo uso compulsivo do álcool, em padrão de ingestão patológico, qualitativo e quantitativamente. Ao comprometer a saúde do individuo a doença promove significativos problemas sociais.
O alcoolismo na maioria dos casos demora mais tempo para se instalar do que a dependência de outras drogas, devido a essa demora geralmente o dependente está com um grau de comprometimento físico mais elevado exigindo maior acompanhamentos dos profissionais.
Problema mais comum é um alcoolista:
É comum que o alcoolista tenha o seu grau de motivação muito baixo, pois a sua NEGAÇÃO quanto à sua doença é comumente muito grande. Antes o apelo das propagandas e por ser uma droga lícita, normalmente o dependente de álcool não reconhece ter a doença do alcoolismo e não se enxerga como um alcoólatra ou alcoolista.
Tríade de tratamento de um alcoolista
A reabilitação do dependente é voltada para o âmbito biológico, psicológico e social, esta tríade de tratamento permite ao indivíduo entender os aspectos da dependência de drogas e todos os processos que o leva ao abuso da substância, desta maneira a reinserção à sociedade torna-se mais segura e consequentemente diminui o risco de recaída.
Terapia
São algumas terapias feitas no tratamento de um alcoolista: Alcoólicos Anônimos, Programa de prevenção a recaída, Dinâmicas de grupo, Vídeo-terapia, Terapia de