Carências nutricionais na infância
SILVIA FERREIRA BENARROSH
CARÊNCIAS NUTRICIONAIS NA INFÂNCIA
Porto Velho
2013
SILVIA FERREIRA BENARROSH
CARÊNCIAS NUTRICIONAIS NA INFÂNCIA
Trabalho apresentado a disciplina de Materno infantil, do curso de Nutrição, 4º Período das
Faculdades integradas aparício Carvalho – FIMCA.
Fabiana Moura Borborema
Porto Velho
2013
Introdução
Destaca-se neste, as principais relevâncias, fatos e pesquisas sobre as carências nutricionais na infância. Mostra-se que as crianças, na sua fase de crescimento, necessitam de melhores ingestões quanto a nutrientes no seu dia a dia, pois na falta destes, podem desenvolver algumas patologias e distúrbios relacionadas com tais necessidades. Tais distúrbios serão enfatizados como base para os que mais se sobressaem, pela carência nutricional infantil.
Estudo revela carências de nutrientes na alimentação de crianças em fase pré-escolar
Recentemente divulgados, os resultados do Estudo Nutri-Brasil Infância revelam carências e excessos de nutrientes na população infantil brasileira.
O estudo, fruto da parceria entre 12 instituições de ensino e pesquisa do país, a Danone Research e coordenada pelo pediatra e nutrólogo dr. Mauro Fisberg, professor-associado do Departamento de Pediatria da Unifesp e coordenador da Força-tarefa do Estilo de Vida Saudável da ILSI Brasil, avaliou 3.111 crianças em fase pré-escolar (2 a 6 anos) durante oito meses, em escolas e creches das redes públicas e privadas. Foi identificado um perfil semelhante nos nove estados pesquisados (Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul): falta de cálcio e dieta rica em