O agrônomo do futuro
Nos dias atuais, a Globalização se preocupa com quantidade e qualidade, sendo esse o maior desafio; alimentar a população mundial e, ao mesmo tempo, de forma sustentável.
Com o avanço da tecnologia e a fácil transmissão do “saber”, é fácil o acesso de informações suficientes para a implementação do setor agrícola em qualquer região do mundo. A necessidade de um profissional qualificado para cada tipo de atividade é extremamente necessária.
A tecnologia e a evolução social nunca estiveram tão ligadas.
Nesse contexto, o Engenheiro Agrônomo é essencial para a obtenção de resultados positivos que envolvem o setor agrícola e agropecuário. Daí, a necessidade de interação entre os diversos níveis de interdisciplinaridades, para que se possa conduzir da forma mais adequada a política pública para esse segmento.
“O Engenheiro Agrônomo do Futuro já existe em todos os profissionais conscientes da profunda capacidade de mudança que todos temos, em virtude de nossa capacidade individual de análise crítica no enfoque de nossa profissão, bem como do conhecimento técnico que adquirimos no decorrer de nossa formação profissional. E, se conseguirmos fazer com que haja o devido respeito por nossas reais atribuições, poderemos enfim propiciar as mudanças na estrutura dos arranjos sociais vigentes, com amplas possibilidades de resultados positivos concretos, que serão traduzidos pela harmonização das relações entre os agentes produtores de alimentos e a Sociedade propriamente dita. Assim sendo, todos iremos sair vencedores, ao contrário do atual