O Agronegócio no Desenvolvimento Econômico Brasileiro
ECONÔMICO BRASILEIRO
Taubaté - SP
2013
O AGRONEGÓCIO NO DESENVOLVIMENTO
ECONÔMICO BRASILEIRO
Relatório de pesquisa de Economia Brasileira, ministrado pelo Prof. Aloízio, do curso de Administração de Empresas, turma A, do departamento de Economia,
Contabilidade e Administração de Empresas da
Universidade de Taubaté.
Taubaté - SP
2013
ÍNDICE
1.0 INTRODUÇÃO pág. 04
2.0 DESENVOLVIMENTO pág. 05, 06, 07 e 08
3.0 CONCLUSÃO pág. 09
4.0 REFERÊNCIAS pág. 10
1.0 INTRODUÇÃO
O setor mais importante da economia nacional brasileira é o agronegócio representando em torno de um terço do PIB brasileiro. O Brasil é um país com grandes perspectivas satisfatórias para o agronegócio, em face de suas características e diversidades, tanto de clima quanto de solo, possuindo ainda áreas agricultáveis altamente férteis e ainda inexploradas. Com o aumento da demografia mundial e sua conseqüente demanda por alimentos nos leva a uma previsão de que o Brasil alcançará o patamar de líder mundial no fornecimento de alimentos e commodities ligadas ao agronegócio, solidificando sua economia e catapultando seu crescimento.
O agronegócio brasileiro compreende atividades econômicas ligadas, basicamente, a insumos para a agricultura, como fertilizantes, defensivos, corretivos, a produção agrícola, compreendendo lavouras, pecuária, florestas e extrativismo, a agroindustrialização dos produtos primários, transporte e comercialização de produtos primários e processados.
O presente trabalho possui a ênfase de descrever o agronegócio no Brasil, os segmentos de suas cadeias produtivas e sua grande importância para o mercado consumidor.
2.0 DESENVOLVIMENTO
O Brasil possui inúmeros produtos agropecuários que possuem um significante valor estratégico em nossa economia, sendo