geografia maquiavel
Quer isto dizer que, o corpo político existe quando as vontades de todos são depostas numa única vontade, e haja um depositário da personalidade comum. “O depositário desta personalidade” — são palavras de Hobbes — “é chamado soberano, e dele se diz que possui poder soberano. Todos os restantes são súditos.” E acrescenta: este soberano pode ser “um único homem ou uma assembleia cuja vontade é tida e considerada como vontade de cada homem em particular”. Portanto, a essência do Estado é ser ele soberano. E o Leviatã é a imagem do Estado que exerce o poder soberano.
Crítica
Grosso modo, a teoria de Hobbes pressupõe que moral e política constituem elementos inseparáveis e não há ordem moral senão dentro da esfera social e política.
Ao analisar o seu conteúdo, nota-se que é composto de centenas de outros homens minúsculos. Quando a constituição da multidão num corpo político. Hobbes explica como se constitui o corpo político: “É como se cada homem dissesse a cada homem: ‘Cedo e transfiro meu direito de governar-me a mim mesmo a este homem, ou a esta assembléia de homens, com a condição de transferires a ele teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as ações’. Deste modo, à multidão assim unida numa só pessoa se chama República. É esta a geração daquele grande Leviatã”.
Quer isto dizer que, o corpo político existe quando as vontades de todos são depostas numa única vontade, e haja um depositário da personalidade comum. “O depositário desta personalidade” — são palavras de Hobbes — “é chamado soberano,