O Aeroporto de hong Kong
O aeroporto de Hong Kong é uma das grandes obras da engenharia no século XX. Foi construído em tempo recorde a fim de ser concluído antes da transição de governos (inglês para chinês), além de contar com uma infraestrutura externa para o acesso ao aeroporto que contou com a construção de túneis e pontes.
A construção foi concluída em 1998 e substituiu o aeroporto mais famoso do mundo, porém sobrecarregado pelo crescimento da cidade, o Aeroporto internacional Kai Tak.
O novo aeroporto foi construído a partir de uma pequena ilha (que teve sua área aumentada com técnicas de aterros e cortes em grande escala) e daí a necessidade de diversos investimentos rodoviários e ferroviários para o acesso na nova construção.
Além de tudo, contava com diversas estruturas internas que facilitavam o embarque e desembarque de cargas e passageiros, evitando esperar. No casos das cargas, o grande destaque estava com o sistema de organização e distribuição automatizados.
No brasil, o que vemos hoje nos aeroportos é uma situação semelhante ao caso do antigo Kai Tak. Porém, com problemas extras, como falta de controladores de voo além de uma infraestrutura comprometida e sobrecarregada.
Dessa forma, é preciso observar o exemplo de hong kong, a fim de tomar as melhores escolhas na hora de novos investimentos, focando-se naquilo que o fará funcionar (rodovia e ferrovias de acesso, controladores de voo, sistemas que acelerem o embarque e desembarque), e não somente naquilo visível, como as novas edificações, como acontece em muitas vezes.