Aeroporto de hong kong
Considerado umas das maiores construções do século XX. O novo aeroporto de Hong Kong inaugurado em 1998, foi uma obra complexa exigindo muitos dos engenheiros da área de movimentação de matérias, e claro dos próprios engenheiros projetistas, cível entre outros profissionais da grande obra envolvendo aeroporto, estradas, túneis, pontes, portos e ferrovias.
Construir uma mega construção envolvendo muitas áreas em curto tempo (apenas 7 anos), precisaria de um grande planejamento, dinâmica, organização, integração entre todos os envolvidos.
Transporte e movimentação de materiais :
Um dos principais problemas encontrados foi como levar matérias para o local de trabalho. A ser construído sobre parte de uma ilha e o restante aterrando o mar (a maior parte do aeroporto é artificial). Iniciou-se a obra aproveitando os próprios recursos do local. Retirando pedras e terra da própria ilha que serviu de sustentação ao aeroporto, além de aproveitar em nivelar o terreno da ilha. Para isso gigantescas dragas submarinas foram utilizadas para sugar o lodo no fundo do mar. E
Os enormes pilares de sustentação da ponte e todo concreto utilizado na obra foi fabricado junto a obra. Empresas de construções se instalaram ao lado da obra evitando assim o problema de como transportar matérias até a obra que não possuía nenhuma estrada ao redor.
Além das dragas foram utilizados gigantescas máquinas e equipamentos, alguns projetados e construídos especialmente para a obra como o condutor/caminhão controlado por controle remoto para movimentar a estrutura metálica que iria para o teto do aeroporto.
Mão de obra especializada como :
Engenheiros das mais diversas áreas e um batalhão de 10 milhões de homens/hora dentre eles mergulhadores, montanhistas e trabalhadores do Nepal habituados com altura e equilíbrio.
Pós-obra
Transportes disponibilizados:
- Trem super rápidos de auto velocidade,
- Trem