O Administrador
1- Qual a diferença de um Simples Executor e o Administrador?
A diferença é que o administrador sabe analisar e resolver aprendeu a pensar, avaliar e ponderar. É abstrato e estratégico, e trabalha com conceitos.
Já o simples executor sabe fazer planos, organogramas, orçamentos e efetuar lançamentos e regristos. É concreto e imediatista e possui natureza prática e teórica.
2- Como administração significa atingir resultados com os recursos disponíveis e para alcançar esses resultados, o administrador precisa reunir e desenvolver certas competências. Cite e explique quais são?
Conhecimento – É fundamental saber como utilizar as informações e o conhecimento já existentes na organização. O "conhecimento" não se encontra apenas nos documentos, nas bases de dados e nos sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas para aumentar sua produtividade e conquistar novas oportunidades.
Representa a maior riqueza do mundo moderno. Para tanto, o administrador deve ter capacidade de aprender cada vez mais e mais rapidamente. Contudo, o conhecimento só tem valor quando pode ser aplicado por meio das habilidades.
Habilidades – É o saber fazer. Em outras palavras, é a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido seja na solução de problemas, na melhoria da situação ou em inovação para fazer algo novo e diferente. Significa colocar em prática o conhecimento e torná-lo rentável e agregar valor por ele. As habilidades exigem uma visão ampla, sistêmica e global da situação.
Julgamento – É o saber analisar cada situação. Obter dados e informação a respeito e ter espírito crítico suficiente para ponderar com equilíbrio, definir prioridades e tomar decisões a respeito. Como o julgamento, o administrador define exatamente o que, como, quando e por que fazer algo.
Atitude – É o saber fazer acontecer. Envolve uma atitude empreendedora no sentido de sair da zona de