O acolhimento e a estratégia saúde da família
No Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, o termo acolhimento está relacionado ao “ato ou efeito de acolher; recepção, atenção, consideração,refúgio, abrigo, agasalho”. E acolher significa: dar acolhida ou agasalho a;hospedar; receber: atender; dar crédito a; dar ouvidos a; admitir,aceitar; tomar em consideração; atender a”. No Dicionário Houaiss, o termo acolhimento não existe, porém acolher significa “oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico.Ter ou receber (alguém) junto a si. Receber, admitir, aceitar. Dar crédito, levar em consideração ”.
O conceito de acolhimento utilizado é o de uma estratégia de mudança do processo de trabalho em saúde, buscando alterar as relações entre trabalhadores e usuários e dos trabalhadores entre si, humanizar a atenção, estabelecer vinculo/ responsabilização das equipes com os usuários, aumentar a capacidade de escuta às demandas apresentadas, resgatar o conhecimento técnico da equipe de saúde, ampliando a sua intervenção.
Assim, não se limita ao ato de receber, mas a uma seqüência de atos e modos que compõem o processo de trabalho em saúde. Dessa forma, "acolher" não significa a resolução completa dos problemas referidos pelo usuário, mas a atenção dispensada na relação, envolvendo a escuta, a valorização de suas queixas, a identificação de necessidades, sejam estas do âmbito individual ou coletivo, e a sua transformação em objeto das ações de saúde..
1) Atenção ao primeiro contato / Acessibilidade :
A acessibilidade é o elemento estrutural mais necessário para o uso da atenção ao primeiro contato. A grosso modo, o indivíduo irá utilizar ou não o serviço de saúde dependendo do grau de acessibilidade do mesmo. Aqui entenderemos a acessibilidade como a adequação entre a oferta de serviços e a demanda por esses serviços.
2)Longitudinalidade:
Ter atenção longitudinal significa que aqueles indivíduos na população