O 18 de Brumário de Luís Bonaparte: A incrível estratégia da burguesia
O 18 DE BRUMÁRIO DE LUÍS BONAPARTE
TRADUÇÃO NÉLIO SCHNEIDER
O 18 de Brumário de Luís Bonaparte: A incrível estratégia da burguesia
O 18 de Brumário de Luís Bonaparte, o golpe de Estado ocorrido na França no século XIX, liderado por Carlos Luís Napoleão Bonaparte. Teve início com queda o regime político vigente até então, tomou o poder e passou a governar tornando-se o primeiro-cônsul, usou de força militar para derrubar o diretório, consolidando assim, o novo regime: O Consulado, que inaugurou a era Napoleônica. Foi um marco histórico, que conforme o calendário revolucionário francês ocorreu em 18 de Brumário do ano IV (9 de Novembro de 1799 no calendário gregoriano).
Após 10 anos do início da Revolução Francesa, o Estado estava longe de ter estabilidade política, econômica e social. A ordem era perturbada pelas classes populares que pressionavam o governo e exigiam medidas para acabarem com a pobreza e a miséria, condições vivenciadas pelos proletariados no campo e na cidade. Já a burguesia, a classe social que havia liderado a revolução, via os seus negócios sucumbirem por causa das constantes crises econômicas e políticas, exigiam mudanças ao governo. Os países europeus conspiravam e guerreavam para dar fim ao Regime Revolucionário na França, eis que surge o Luís Bonaparte para consolidar o fim da Revolução Francesa.
Um mês depois de Luís Bonaparte assumir o poder, entrou em vigor um novo Regime: O Consulado, liderado por três cônsules, Luís Bonaparte tornou-se o primeiro-cônsul e ditador militar da França. Apoiado por maior parte da população e investido pela classe dominante. Procurou restabelecer a ordem interna, reorganizou a administração pública e reduziu a inflação, com isso a economia voltou a crescer e as relações com a igreja se normalizaram. Outra medida do seu governo foi o Código Civil ou Código Napoleônico.
No plano externo, Luís Bonaparte conseguiu estabelecer a paz por meio de vitórias militares e de