PEGA DO CIMENTO
ÍNICIO DE PEGA DO CIMENTO
2 - OBJETIVO
O objetivo almejado é a determinação do tempo de inicio de pega do Cimento Portland CPIV-32-RS
3- INTRODUÇÃO
A pega do cimento é o processo pelo qual a pasta de cimento perde sua plasticidade, aumenta a viscosidade e a temperatura. É definida como o tempo que dispomos para mistura, transporte, lançamento e adensamento de pastas, argamassa e concreto. Esse tempo é contado desde o instante do lançamento da água de amassamento, até o instante em que a Agulha de Vicat estacionar a 1 mm do fundo da forma, início da pega do cimento. Alguns fatores influenciam na pega do cimento. São eles:
Temperatura: maior temperatura, pega mais rápida
Finura do cimento: mais fino mais rápido
Quantidade de água: mais água, mais lenta
Aditivos do cimento
De acordo com as normas temos a classificação do cimento de acordo com o início do tempo de pega em:
Pega rápida: menor que 30 min
Pega semi-rápida: entre 30 e 60 min
Pega normal: maior que 60 min
O fim de pega se dá em torno de 5 e 10h para cimentos normais
4 - EQUIPAMENTOS EMPREGADOS
Os seguintes equipamentos foram utilizados na realização do ensaio: APARELHO DE VICAT, ADAPTADO À AGULHA DE VICAT: trata-se de um dispositivo que permite à sonda de Tetmajer ou à Agulha de Vicat a ele adaptáveis descerem livremente em posição vertical. Contém escala graduada em milímetros, que permite a medição da distância do fundo do molde à extremidade da sonda ou da agulha, colocados em sua parte inferior.
A Agulha d Vicat deve ser metálica, cilíndrica, com 1mm2 de área lisa e terminar em seção reta. No momento do seu emprego deve estar limpa e seca.
FORMA DE ANEL CIRCULAR METÁLICA: a forma com as características geométricas descritas neste sub-item apresenta dimensões de 8 cm de diâmetro e 4 cm de altura, enquadrando-se em padrões prévios.
CHAPA METÁLICA PLANA: a mesma deve ser usada como base para a forma.
BALANÇA, ESPÁTULA, RECIPIENTE METÁLICO