N
O método de Fyodorov consiste em posicionar oito pacientes em torno de um círculo móvel, apenas com os olhos descobertos. No interior do círculo, por sua vez, posicionam-se seis cirurgiões oculares, ficando cada um responsável por uma etapa da cirurgia. Após a realização de uma etapa cirúrgica, o paciente é movido para o próximo cirurgião que, antes de iniciar sua própria etapa, verifica se a anterior foi realizada corretamente. O referido procedimento se assemelha bastante à linha de montagem desenvolvida por Henry Ford para a fabricação de automóveis. Na linha de montagem de Ford, os veículos eram montados em esteiras rolantes, que se movimentavam enquanto operários ficavam praticamente parados, realizando apenas operações simples ou uma pequena etapa da produção.
2.
Quais são as vantagens e desvantagens dessa abordagem de cirurgia de olho?
As vantagens estão largamente concentradas no baixo custo do processamento dos pacientes tratados com o método Fyodorov e que resulta em preços menores para a cirurgia. A repetição que ocorre permite que métodos industriais de controle e melhoria de processos sejam utilizados e assegure um maior nível de conformidade na operação (isto é, menos erros). A limitação é que o processo é extremamente inflexível, não admitindo alta variedade. Pode também ser cansativo e maçante para o cirurgião, uma categoria de profissionais que prefere o trabalho com alta variedade.
As vantagens da cirurgia convencional são um espelho das desvantagens citadas anteriormente. Inicialmente a cirurgia convencional pode lidar com uma grande variedade de problemas com os olhos. O diagnóstico pode ser mais sofisticado e mais capacitado a detectar sintomas não tão óbvios. As desvantagens