N Cleo Do Complexo Gran Tico Lavras OFICIAL
Disciplina de Cristalografia e Mineralogia
Rodrigo De Bastiani Email: rodrigo_bastiani1991@hotmail.com
INTRODUÇÃO
Nos dias 6 e 7 de abril de 2013 foi realizado a saída de campo da disciplina de mineralogia II, onde foi realizado a descrição de 10 afloramentos. Este relatório apresenta os resultados obtidos através da descrição macroscópica, textural e mineral do ponto 09(núcleo do complexo granítico lavras) e da descrição microscópica completa da amostra com todas as espécies minerais estudadas até o momento.
CONTEXTO GEOLÓGICO
O núcleo do complexo granítico de lavras inclui dois grupos fáceis, Biotita granodiorito na porção central, circundado pelo anfibóliobiotita monzogranito, contendo oligoclásio cálcico/andesina e percentuais de Fe-biotita iguais ou superiores aos da Fe-hornblenda. Timagnetita e allanita são freqüentes. Biotita granodiorito exibe variações texturais devido a exsolução de voláteis e é aparentemente mais novo que o anfibólio-biotita monzogranito. Os granitos do Núcleo tem sua formação no final do neoproterozóico no escudo sul-riograndense em dois episódios entre 606,0 e 583,2 Ma, onde biotita granodiorito tem sua formação em 594 5 Ma.
MAPA DE LOCALIZAÇÃO DA AMOSTRA
AFLORAMENTO LOCALIZADO NA RS 357, ESTRADA DE ACESSO A LAVRAS DO SUL. COORDENADAS: 8M 0222399 6586240
DESCRIÇÃO DO AFLORAMENTO E
DA AMOSTRA DE ROCHA
Afloramento localizado na RS 357, estrada de acesso á lavras, com tamanho aproximado de 15 metros de comprimento por 3 metros de altura, corte de estrada de coloração cinza claro com pontuações rosadas e com pouca vegetação, possui fraturas horizontais e verticais.
A amostra de rocha é composta por quartzo, feldspato alcalino, plagioclásio e máficos, com textura porfiritica, granulação média a grossa, inequigranular de forma subédrica a anédrica. Matriz faneritica com fenocristais de feldspato com borda de plagioclásio(rapakivi).
DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA
Quartzo de baixa T
LN
Incolor de forma anédrica