N 3 M Todo Do Flutuador
Disciplina: Hidráulica Aplicada - Prof: Leandro Rogel da Silva
Acadêmicos: Rafael André, Pablo S. Baldo
MÉTODO DO FLUTUADOR
O método do flutuador consiste principalmente em, calcular o deslocamento deste ao longo do canal por um determinado período de tempo. Delmée (1983) esclarece que a velocidade superficial obtida é, na maioria das vezes, superior a velocidade média do escoamento. Multiplicando-se a velocidade média pela área molhada (área da seção transversal por onde está ocorrendo o escoamento), obtêm-se a vazão. O trecho escolhido para medição da vazão deve ser reto (sem curvas), ter no mínimo 15 cm de profundidade e não ser uma área de águas paradas. Corredeiras desobstruídas são ideais.
*EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS
*Cordas: São esticadas através da seção do rio, perpendicular as margens. Duas cordas são necessárias.
*Estacas:
São usadas para a fixação das cordas. Necessário duas em cada margem, uma no início e outra ao final da seção delimitada para a realização do método.
*Martelo:
Serve para fixar as estacas ao solo.
*Trena:
De no mínimo 10 metros. Usada para medir o comprimento e a largura da seção delimitada para a realização do método.
*Régua impermeável ou qualquer tipo de instrumento para medir a profundidade do rio. Instrumento usado para saber a profundidade do rio ou canal, geralmente é feita a medição no início do circuito, no meio, e ao final do circuito. Com 3 medições realizadas em cada. Assim se tem uma média de profundidade.
*Flutuador: Pode ser qualquer objeto que flutue na água (garrafa pet, isopor, laranja), o mais usado geralmente é a garrafa pet com 1/3 de sua capacidade preenchida por água, para que tenha mais peso e não se torne vulnerável a ação de elementos como o vento por exemplo.
*Cronômetro/relógio: Usado para a contagem do tempo. É acionado do ponto de início até o