Medidas de pressão e velocidade - hidráulica
| | | | | |
Sumário
Resumo 2
Introdução 3
Metodologia 4
Resultados 6
Conclusões 10
Referências 11
Anexos 12
Resumo
Na primeira prática, o objetivo era obter medidas de baixa e alta pressão da água, comparando os resultados com instrumentos diferentes. Para as medidas de baixa pressão utilizaram-se limnímetro, piezômetro e manômetro de mercúrio, este último por sua vez, não obteve nenhum resultado, pois a água possuía baixa pressão e o mercúrio alta densidade. O limnímetro apresentou uma pressão de 1,9502 kPa e o piezômetro 1,903 kPa, resultando em valores próximo, mas não iguais, visto que o experimento esteve propício a alguns erros que poderiam afetar o resultado. A medida de alta pressão foi então obtida pelo manômetro, sendo o único dos equipamentos já citados capaz realizar tal feito. O valor obtido pelo equipamento foi de 13,299 kPa.
A segunda prática possuía o objetivo de determinar as velocidades médias de cada flutuador com tamanho diferente, obtendo a média geral de velocidade. Mediu-se as dimensões do tubo, obtendo através das mesmas, os valores de inclinação, angulação, ΔZ, comprimento sem inclinação e com inclinação. Posteriormente, determinaram-se valores de pressões, através da sonda de Pitot que foi conectada a um manômetro de mercúrio, assim como as velocidades média e máxima; e a relação entre ambas.
.
Introdução
A prática 1 aborda medidas de baixa pressão em canaleta aberta e alta pressão em tubo fechado, através de vários instrumentos: limnímetro, manômetro de mercúrio e piezômetro. Segundo Azevedo Netto (1998) o dispositivo mais simples para medir pressões é o tubo piezométrico ou, simplesmente, piezômetro. O objetivo de tais medições é comparar as medidas de alta e baixa pressão em água. É importante lembrar que as medidas obtidas destes instrumentos são alturas e desníveis da coluna d’agua e de mercúrio, para obter as