Hidraulica
Seção I – Fundamentos, Propriedade dos Fluidos e Transmissão hidráulica de força e energia
Prof. Rubens Karnauchovas
Introdução - Histórico
Existem três métodos de transmissão de energia: mecânica, elétrica e fluídica.
Transmissão mecânica é a mais antiga e a mais usada (exemplos: engrenagens, cames, correias, polias, correntes, molas, entre outros).
Transmissão elétrica desenvolvida nos tempos atuais, pode ser transmitida a grandes distâncias (exemplos: geradores, motores e outros componentes).
Introdução - Histórico
Há 3000 a.C. os egípcios já utilizavam diversas formas de transferir o esforço muscular para sistemas de máquinas na irrigação de suas lavoras. A picota surgiu por volta de 1500 a.C. Transmissão de energia a fluido teve início com a utilização das rodas d’água, utilizando a energia potencial de um reservatório para o bombeamento d’água para outros pontos (600 a.C.).
Transmissão de energia a fluido
Fonte: LIMA, Epaminondas Pio C. Mecânica das bombas. 2ª ed. Rio de Janeiro – Interciência – 2003
Transmissão de energia a fluido
Fonte: LIMA, Epaminondas Pio C. Mecânica das bombas. 2ª ed. Rio de Janeiro – Interciência – 2003
Evolução Histórica
Os irmãos Montgolfier em 1796 inventam o carneiro hidráulico, sistema utilizado até hoje para elevação d’água. Em 1818 o esquema clássico da bomba centrífuga de um estágio foi desenvolvido pelo engenheiro americano Andrews e aperfeiçoada por ele mesmo para a bomba de múltiestágios em 1846. Em 1849 na Inglaterra surge a bomba de palhetas idealizada por Appold.
Definição - Hidráulica
O termo Hidráulica derivou-se da raiz grega Hidro, que tem o significado de água, por essa razão entendem-se por Hidráulica todas as leis e comportamentos relativos à água ou outro fluido, ou seja, Hidráulica é o estudo das características e uso dos fluidos sob pressão.
Componentes
Nos sistemas hidráulicos são utilizados os fluidos hidráulicos a base de