MERCADO DE HIGIENE, PERFUMARIA E COSMÉTICOS NO BRASIL
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma tentativa de análise do mercado de higiene, perfumaria e cosmético no Brasil através de um enfoque microeconômico.
A indústria de cosméticos é toda uma vasta série de atividades voltada a produção de substâncias ou tratamentos aplicado à face ou a outras partes do corpo para alterar a aparência, para embelezar ou realçar a beleza do consumidor.
A escolha do setor é devido ao crescente apelo pela aparência e beleza em nossa atualidade que faz com que o mercado da beleza seja um dos mais dinâmicos e crescentes das últimas décadas.
Neste contexto, o Brasil destaca-se como um ator importante no cenário mundial devido não apenas ao seu mercado consumidor em grande expansão, mas também a grandes empresas nacionais que conquistam seu espaço entre as poderosas multinacionais do setor.
Para isso o trabalho está dividido, fora essa introdução, em duas partes. A primeira será a análise desse mercado buscando um panorama geral, procurando descrever o setor, suas principais características, mercado consumidor e de trabalho.
Por último temos a conclusão onde procurou apontar algumas tendências e questões futuras para o setor.
2 - ANÁLISE
CARACTERISTICAS DO MERCADO
Analisando o mercado mundial de higiene, perfumes e cosméticos (HPPC)1 através da tabela 1, percebe-se que está em plena expansão com crescimento de 1,4% em 2012 totalizando US$ 433 bilhões.
Os EUA detêm elevada participação (quase 16%) no mercado mundial com US$ 69 bilhões de dólares.
Podemos verificar que esse mercado é concentrado e voltado para os países desenvolvidos, EUA e Europeus, que juntos detém mais da metade do mercado de consumo.
Dentro os países em desenvolvimento se destacam o Brasil (9,6%), China (7,4%) e Rússia (3,2%) como participantes dos dez maiores mercados do mundo e com potencial de crescimento diferentemente dos países europeus que diminuíram seu crescimento em 2012.
Tabela 1