Análise econômica financeira natura
1.Objetivo
O presente estudo visa apresentar de forma objetiva análises econômicas e financeiras da companhia Natura Cosméticos S.A. em 2010. A Natura é uma marca de origem brasileira, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil é líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor de venda direta. Desde 2004, abriu o seu capital, com ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
2. Comportamento do Segmento
A Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento médio deflacionado composto de 10,4% nos últimos 15 anos, tendo passado de um faturamento "ExFactory", líquido de imposto sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 27,3 bilhões em 2010. (Dados Abihpec)
Vários fatores têm contribuído para este excelente crescimento do Setor, dentre os quais destacamos:
Participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho;
A utilização de tecnologia de ponta e o conseqüente aumento da produtividade, favorecendo os preços praticados pelo setor, que tem aumentos menores do que os índices de preços da economia em geral;
Lançamentos constantes de novos produtos atendendo cada vez mais às necessidades do mercado;
Aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impressão de juventude.
O aumento da renda e a ascensão social de milhares de pessoas para a classe média, também ajudam a explicar a disparada do consumo nos últimos anos, em que a taxa de crescimento anual ficou na casa dos 10%. A projeção do presidente da Abihpec, João Carlos Basílio da Silva, é que nos próximos cinco anos o mercado continue a crescer na casa dos dois dígitos.
Crescimento do setor vs Crescimento da Economia
Nos últimos anos em geral o País apresentou índices baixos de crescimento. O quadro abaixo compara a evolução do Produto Interno Bruto, com a da indústria