m,n,mn
Este filme aborda um tema muito complexo, o racismo (preconceito que baseado em diferenças biológicas, como a descriminação baseada na cor da pele) e a xenofobia (menosprezo por estrangeiros), este conjunto de sentimentos provocados por conflitos sociais leva a uma “Colisão” entre culturas. Todas estas culturas são determinadas por uma aprendizagem sociocultural, que implica a aquisição de hábitos e a interiorização de crenças religiosas e valores.
Nesta “Colisão” existe violência física, diálogos frontais e sinceros, por vezes polémicos. O palco deste filme é em Los Angeles mas esta “Colisão” ocorre em todo o mundo, entre todas as culturas.
O filme retrata a vida de diversas pessoas, todas de diferentes raças/culturas, ao viverem todos os dias uns com os outros, todas elas têm os seus preconceitos, uns dos outros, os brancos dos negros, dos americanos dos estrangeiros.
O mais estranho de tudo e que enquanto alguns ficam todos ofendidos quando sofrem racismo, depois no fim de sofrerem racismo vão o praticar.
Como é o caso de uma senhora de raça negra que sofre racismo durante o seu trabalho. Quando sai do trabalho, de regresso a casa um carro colide com o carro dela, ela sai do carro vê que as pessoas que estão no carro não são dos EUA, ela começa a ralhar com elas a dizer que nem americano sabem falar.
Existe uma enorme quantidade de culturas em que todas elas colidem entre elas, têm a maioria uma atitude etnocêntrica, sobrevalorizando cada um a sua cultura, considerando os seus padrões culturais como os padrões mais correctos e desejáveis para todos.