M&G Research Center
Conceito do projeto:
O centro é dividido em duas partes: uma área técnica para o desenvolvimento de métodos de produção e de processamento e a segunda área composta de laboratórios onde são realizadas análises de produtos químicos. A execução destas experiências tem como requisito a necessidade de criar um espaço livre de colunas, ou seja, aberto e que ao mesmo tempo permitisse testes separados a serem realizados em unidades protegidas menores.
Considerações sobre a melhor forma do corredor conduziu a um plano elíptico , uma leve, forma de tenda como já apareceu nos primeiros esboços e desenvolvido para uma forma oval ( 85 x 32 m ), enquanto um volume grande, coberto por uma leve estrutura com uma altura de 15 m, suportada pela estrutura simétrica de arcos e se preparou por seis cabos estabilizadores longitudinais. O contorno das instalações de serviços e as plantas piloto levou à escolha da forma de arco. O intervalo ideal para a membrana do telhado encontra-se entre 12 m e 15 m, e isso determinou o número de arcos . Aspectos como o escoramento dos arcos , a transferência das forças de membrana e a busca de uma concepção equilibrada para organizar os planos de arco de modo a que se cruzam num ponto que, ao mesmo tempo é o centro do círculo que conecta os ápices dos arcos .
Seis arcos de treliça servem de apoio a membrana do telhado. Sua seção transversal triangular varia ao longo do comprimento do arco , com um tamanho máximo no ápice, e afunila em direção à sustentação dos arcos . Estes são unidos por seis cabos de pré-esforço sob a membrana. Estes cabos são conectadas aos arcos através de estabilizadores em forma de pirâmide para deixar livre a curvatura da membrana.
A membrana:
O material da membrana do telhado é um tecido de poliéster revestida de PVC , com uma resistência à tracção de 150 kN / m, o que é equivalente a uma membrana do tipo 4 na classificação alemã.
A membrana é pré-tensionada entre os arcos e a ponta dos cabos ligado ao