M TODOS DE IMPERMEABILIZA O
MÉTODOS DE IMPERMEABILIZAÇÃO
RESISTÊNCIA E ESTABILIDADE
Daiana Gabirela Mingatos
Email: tec.estudos@gmail.com
Existem locais onde o solo é muito úmido, e é necessário uma boa impermeabilização para que não haja futuros problemas. Irei abordar neste trabalho os métodos de impermeabilização.
Existem dois tipos diferentes:
Rígidos
Por ser rígido, este método esta sujeito a trincas. Este sistema é dado em locais não sujeitos a muita exposição solar ou variação térmica.
Trata-se de um sistema de argamassas ou concretos impermeáveis.
Flexíveis
São as mantas asfálticas ou membranas asfálticas.
São usadas em locais com variações térmicas e eventuais movimentações.
É indicada para lajes, terraços, calhas.
Sua aplicação é dividida em:
De adição de massa → tratam-se de produtos que, adicionados à argamassa ou concreto alteram-lhes propriedades, conferindo-lhes maior resistência ao ataque da umidade.
De superfície → São produtos que, aplicados à superfície das estruturas, conferem-lhes menor suscetibilidade à umidade.
A aplicação de impermeabilizantes varia de acordo com a peça que irá ser impermeabilizada.
A impermeabilização na fundação deve ser muito bem feita, pois a fundação terá contato direto com o solo e com possíveis vazamentos e umidade, portanto a impermeabilização deve estar garantida.
FUNDAÇÕES:
Para a impermeabilização nos Tijolos→
Neste caso, é necessário isolar os tijolos das paredes, por ser ele a base, é necessário então aplicar uma camada de argamassa com Vedacit, no traço de 1 parte de cimento, para 3 partes de areia media e 2 partes de vedacit por saco de cimento. Essa camada deve ser aplicada de 10 a 20 cm, dos dois lados do alicerce; e é necessário também assentar as três primeiras fiada de blocos com a mesma argamassa. Após a secagem, é necessário aplicar duas demãos de Neutrol. É bom que se aplique também Vedacit ás paredes externas até uma altura de 80 cm.
Paredes→
Para