73404098153
839 palavras
4 páginas
CASA MARIANTE / CASA EM ALDEIA DA SERRACOMPONENTES DO GRUPO:
Allan Rezende Parreira
Bruno Martins Maciel
Dedinei Lucas Rodrigues Bueno
Wanderson
CASA MARIANTE / CASA EN ALDEIA DA SERRA
Santana do Parnaíba – Barueri / SP
CASA MARIANTE / CASA EN ALDEIA DA SERRA
HISTÓRIA
A Casa em Aldeia da Serra foi projetada num terreno peculiar, em aclive, de
20x40. Partindo da rua de forma ascendente, a topografia é interrompida por um vazio que gera um pequeno platô à frente do lote, que mais adiante continua até atingir oito metros de desnível.
CASA MARIANTE / CASA EM ALDEIA DA SERRA
HISTÓRIA
• Construída no início do século XXI reforça a ideia de que “o espaço interno deve expressar-se no exterior” e de que a arquitetura tem que ser um reflexo do seu momento seja na configuração espacial como na utilização de materiais e técnicas construtivas atuais.
•
Nesse lócus cheio de árvores homogêneas típicas de reflorestamento, a casa Mariante, um caixote de concreto e vidro, partido projetual tão ao gosto dos arquitetos modernos de São Paulo, é uma aparição estranha e incômoda. CASA MARIANTE / CASA EM ALDEIA DA SERRA
PROJETO ARQUITETÔNICO
• A casa se resume a um volume em forma de prisma retangular com o mínimo de contato com o solo, interligado ao terreno por meio de rampas passarelas e escadas. A sua planta se resolve num quadrado de 16,20 x 16,20 m, com um vazio central que contém as escadas e ilumina os ambientes de serviço.
• Todas as paredes da casa foram feitas em argamassa armada, todos os vidros são livres de caixilhos; os pisos internos, em granilite e os externos, em concreto lixado. A laje de cobertura está protegida com um espelho d´água. As paredes externas são sombreadas com um painel industrializado feito de madeira e cimento prensados.
CASA MARIANTE / CASA EM ALDEIA DA SERRA
PROJETO ARQUITETÔNICO
• Foram colocados planos de vidros maiores na direção da área verde e menos janelas nas laterais,