Republica Velha
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Disciplina: Gestão Publica Municipal
Professor: Dr. Jaime GracindoTritin
Aluno: Edivaldo Ribeiro da Silva
ATIVIDADE DA AULA DO DIA 16/05/2014 SOBRE O SETOR PÚBLICO E A REPÚBLICA VELHA
O contexto histórico da República Velha se deu a partir da proclamação da República até 1930, onde a atividade econômica principal desta época era a cafeicultura, que utilizava a mão de obra escrava e com a expansão da cultura cafeeira para o interior do país, aumenta os custos com transportes e passa haver a necessidade da construção de estradas para transportes. Com o fim do tráfego negreiro esgota a mão de obra na cafeicultura e surge a imigração europeia para solução através do trabalho assalariado.
Foi nesse contexto que se tem a Proclamação da República em 1889, onde Deodoro da Fonseca assume o governo Provisório com a proposta deelaborar uma nova Constituição para o país que pudesse atender a nova ordem econômica e política emergente. Surgementão três forças política liderando os trabalhos constituintes: Os Positivistas, que acreditava no crescimento econômico e melhoria de vida da população, mas sem direitos de se organizarem politicamente; Os Republicanos Conservadores Liberais, formados pelos representantes da classe agrária, latifundiários, comerciantes e banqueiros e os Republicanos Radicais, aqueles que davam apoio a classe popular e que defendia a reforma agrária.
A constituição elaborada foi promulgada em 1891, e estabeleceu uma República Federativa, com um sistema de governo Presidencialista, formada pelos três poderes: EXECUTIVO/LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. O regime político é representativo, onde a população exerce o poder por meio de seu representante, só que esta democracia exclui a maioria das pessoas, pois só tinha direito de voto o cidadão do sexo masculino, alfabetizado e maior de 21 anos, com isso cabia somente a