M TODO QUALITATIVO VERSUS M TODO QUANTITATIVO
Suas potencialidades e suas limitações
RESUMO
O objetivo deste artigo é conhecer as características do método qualitativo e quantitativo compreendendo a dicotomia, caracterizar suas potencialidades e suas limitações, assim como as vantagens e desvantagens para a pesquisa. O método qualitativo investiga os fenômenos, trabalha com conceitos, foca-se na explicação dos fenômenos enquanto o método quantitativo utiliza números, estatísticas, emprega modelos matemáticos para a fundamentação e análise dos resultados da pesquisa. No entanto, dependendo dos objetivos do pesquisador, é possível combinar os dois métodos, um complementando o outro.
Palavras-chave: Pesquisa. Métodos. Quantitativo. Qualitativo.
1 INTRODUÇÃO
A relevância dos métodos qualitativo e quantitativo para toda pesquisa científica pode ser compreendida considerando que o método é uma espécie de mapa da pesquisa, um conjunto de ações organizadas para se buscar a resposta para um problema que se queira descobrir. Já a ação de buscar a resposta para este problema é que caracteriza o ato de pesquisar, a pesquisa em si. Neste ponto, a pesquisa é definida como “um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos” (SILVA; MENEZES, 2001, p. 20). Já o método “identifica como se processam as operações mentais no processo de pesquisa científica” (SILVA; MENEZES, 2001, p. 10).
Como o conhecimento científico e a realidade a ser pesquisada é muito ampla, complexa, vasta, toda pesquisa requer um método para que possa ser delimitada, focar no assunto principal de acordo com os objetivos a serem atingidos com a pesquisa. Os dois principais métodos utilizados em pesquisas são o quantitativo, que emprega o uso de números, dados, estatísticas para analisar os resultados com mais precisão, e o método qualitativo, que emprega conceitos para pesquisar e analisar a realidade observada