M TODO PROBABIL STICO
PROCEDIMENTO PARA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE AMOSTRAGEM
NÃO PROBABILÍSTICO
ELIANDRA PEGORINI
ROSANGELA RODRIGUES
RESUMO
A auditoria assegura que os processos sejam realizados de forma eficiente, com redução de custos e dentro de um espaço de tempo específico. Estes processos são executados por profissionais denominados auditores internos, que aplicam estes trabalhos como forma de viabilizar a realização de ações dentro de níveis elevados de segurança, tendo como característica principal agregar valor à gestão, proporcionando resultados confiáveis. Para isto, o auditor utiliza-se de métodos de amostragem que permitem alcançar os resultados esperados da investigação. Cabe a ele definir o método a ser utilizado, como forma de atingir o seu objetivo de forma mais rápida e eficaz. Contudo, é utilizado o método de amostragem como objetivo de conhecer as características de uma determinada população a partir de uma parcela representativa.
Dentro do conceito de amostragem o auditor poderá utilizar a amostragem probabilística, a qual consiste na aplicação de regras estatísticas para emitir o parecer, e a amostragem não probabilística, que se baseia, principalmente, na experiência do profissional auditor.
Por meio da utilização de amostragem, o auditor define qual o tipo de amostragem aplicará na auditoria de forma a alcançar o resultado esperado na investigação e proporcionar a emissão de seu parecer.
A emissão do parecer do auditor deve ocorrer de maneira fundamentada, proporcionando um alto nível de confiabilidade, ainda que o mesmo, não deve ser influenciado por interesses particulares ou por opiniões alheias.
Desta forma, o trabalho objetiva pesquisar a utilização da tábua de números equiprováveis em um processo de auditoria por amostragem não probabilística, representando resultados confiáveis.
Palavras - chave: Auditoria. Resultados. Amostragem não probabilística.
ABSTRACT
The audit ensures that processes are performed efficiently, with reduced