M todo Cyriax
Introdução:
Trata-se de um método desenvolvido pelo ortopedista Dr. Cyriax, com o objetivo de aprimorar a prática clínica dentro da Ortopedia e Traumatologia que o mesmo julgava carente, baseando seu método em um exame físico e clínico detalhado que permitisse fornecer dados seguros para a realização de um diagnóstico preciso. O método é aplicado tanto para o esqueleto axial (coluna vertebral) quanto para o apendicular (articulações periféricas), analisando sinais e sintomas do aparelho locomotor e sistema nervoso, principalmente o periférico, podendo haver diferentes propostas de tratamento de acordo com o diagnóstico realizado.
Basicamente as lesões são classificadas em:
1. Lesão do tecido contrátil,
2. Lesão do tecido inerte e
3. Lesão do disco intervertebral.
Entre as propostas utilizadas pelo método no tratamento das doenças temos: infiltrações, massagem transversa profunda e mobilizações ou manipulações.
O Dr. Cyriax acreditava que 90% dos problemas da coluna vertebral tinham origem no disco intervertebral e na atualidade os seus seguidores estimam este índice em 75% e apoiados nesta premissa o tratamento para patologias da coluna vertebral consiste em mobilizar ou manipular o disco intervertebral diferenciando este método de outras técnicas de terapia manual, onde o objetivo das mobilizações ou manipulações são as articulações intervertebrais.
O Histórico do Método Cyriax de Medicina Ortopédica
A Medicina Ortopédica surgiu em 1929, sendo o responsável por esse marco histórico o Dr. James Henry Cyriax, cujos estudos se realizaram enquanto membro da equipe ortopédica do Hospital Escola St. Thomas's, Londres. Podemos afirmar que, em sua prática médica, o Dr. Cyriax se defrontava com um considerável número de desordens músculo-esqueléticas até então não reconhecidas, para as quais tratamento tinha de ser encontrado. Por muitos anos, Dr. Cyriax se deparava com imagens radiográficas