M Quinas El Tricas CC 1
Lucínio Preza de Araújo
Classificação das máquinas elétricas
Globalmente, temos apenas dois tipos principais de máquinas rotativas: o gerador e o motor.
O gerador transforma energia mecânica em energia elétrica: neste caso a energia mecânica é a energia absorvida e a energia elétrica é a energia fornecida ou útil.
O motor transforma energia elétrica em energia mecânica; neste caso a energia elétrica é a energia absorvida e a energia mecânica é a energia fornecia ou útil.
Princípio de funcionamento
O princípio de funcionamento da máquina como gerador baseia-se nas leis de Lenz e Faraday que dizem no essencial o seguinte: ‘Sempre que um condutor ou uma espira se movimentam dentro de um campo magnético, cortando as suas linhas de força, aparece aos seus terminais uma força eletromotriz (f.e.m.) induzida que tende a opor-se à causa que lhe deu origem; se o condutor ou espira forem ligados a um recetor, o circuito será percorrido por uma corrente induzida’. A causa que originou a f.e.m. é obviamente a variação de fluxo através do condutor ou espira, provocada pelo seu movimento no campo magnético. Se o condutor ou espira deixarem de rodar, deixa de haver causa (variação de fluxo) e portanto também o efeito (f.e.m. induzida).
Se dermos movimento de rotação à espira, aparece uma f.e.m. induzida entre os terminais a e b.
O princípio de funcionamento da máquina como motor baseia-se nas leis de Laplace que diz, no essencial, o seguinte: ‘Se um condutor ou espira, alimentado por uma fonte de energia elétrica, for introduzido no seio de um campo magnético, exerce-se sobre ele uma força eletromagnética que o faz deslocar num determinado sentido’. No caso de máquinas rotativas, estas são constituídas por enrolamentos com várias espiras, apoiadas num eixo, pelo que o conjunto entra em movimento de rotação.
Se