M Dulo 03
A arquitetura construindo sonhos
O ser humano, ao ocupar um espaço, tem o costume de modificá-lo.
Ele constrói lugares para morar, trabalhar, estudar, se divertir, guardar coisas etc.; projeta lugares para apreciar a natureza, como os parques; pavimenta ruas e estradas para chegar a todas essas construções. Seguindo suas necessidades, seus caprichos ou seus sonhos, o ser humano reinventa o espaço do mundo.
A arquitetura é a união entre a arte e a técnica de construir lugares para a ocupação humana. Ela leva em conta o conforto humano, a realidade social e a concepção estética de uma época e local.
Antes de construir é preciso planejar, projetar e analisar. E, antes de tudo isso é preciso sonhar.
O arquiteto é aquele que tornará possível a realização desse sonho, unindo-o a possibilidades concretas.
Quando alguém imagina uma construção, é o arquiteto que coloca o que foi imaginado no papel, viabilizando sua execução.
Nesse momento entram em cena outros profissionais, tais como os desenhistas de construção civil, os pedreiros e os engenheiros.
Trata-se, portanto, de um mercado de trabalho com muitas possibilidades.
Projetos, plantas e sonhos.
Fachada: É a visão que você tem de uma construção quando está de frente para ela.
Planta baixa: é a visão aérea de uma construção (sem o telhado). Nela encontramos as divisões dos cômodos, a localização de portas, janelas e escadas, a indicação de larguras e comprimentos. Atividade:
1- Desenhe a fachada da casa de seus sonhos
2- Faça o desenho da planta baixa da casa
Grandes sonhos em pequenas construções
O maqueteiro constrói, com muita criatividade, extrema habilidade e o máximo de detalhes possível, a maquete, isto é, o projeto da obra em miniatura. Transformando as ideias dos arquitetos e engenheiros em “realidade”. Algumas maquetes são tão perfeitas que enganam nossos olhos. Parecem construções que passaram por uma “máquina redutora”. As maquetes não servem, porém, apenas para lançar projetos de