M DULO 03
ESCRIBA;
Egito: Berço de Todas as Civilizações
No Egito floresce uma civilização grandiosa, considerada mesmo como o “berço” de todas as civilizações. O Egito foi fecundo na produção de conhecimentos. Quem já não ouviu falar dos processos de mumificação dos mortos e das monumentais pirâmides? Com certeza muito conhecimento teve que ser empregado para que elas fossem erguidas e, mais, que durassem tanto tempo chegando até os dias de hoje. No módulo anterior vimos o homem nômade e caçador e um tanto tímido nos conhecimentos. Afinal como é que os caçadores e coletores do Paleolítico e os agricultores do Neolítico se transformaram nos poderosos faraós do Egito?
Os primeiros registros que temos acerca do Egito datam do ano 4.000 A.C., quando caçadores nômades fixaram-se no Vale do Nilo, nordeste da África. Aos poucos a tecnologia foi se desenvolvendo, o trabalho se especializando, a agricultura tornando-se mais eficaz e a sociedade mais complexa. Assim, o Egito desenvolveu conhecimentos notáveis em geometria, astronomia e matemática, pois, estes conhecimentos eram necessários para as atividades práticas diárias referentes ao desenvolvimento da agricultura. Os trabalhos de irrigação, os conhecimentos de geometria, particularmente útil para medição de terras destinadas ao plantio e a construção das pirâmides, mostram-nos o grau de desenvolvimento da engenharia praticada. Desenvolveram a escrita, conhecida como hieróglifos por volta de 3500 A.C.
Como podemos perceber, esta sociedade vai ficando extremamente poderosa e rica, portanto, a estrutura social e cultural deste povo, marcada pelo desenvolvimento das atividades econômicas ligadas especialmente á agricultura, vai ficando cada vez mais complexa. Desenvolve-se uma sociedade de classes, dividida em diferentes camadas sociais: as que tinham privilégios tais como: sacerdotes, nobres, funcionários; e as do povo: artesãos, camponeses e escravos. O