Leonardo Fibonacci
Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo, foi um matemático italiano, sendo como o primeiro grande matemático europeu da Idade média. É considerado por alguns como o mais talentoso matemático ocidental da Idade média.
Contribuiu para o renascimento das ciências exatas, após a decadência do último período da antiguidade clássica e do início da Idade Média, mas Fibonacci destacou-se ao escrever o Liber Abaci, em 1202 (atualizado em 1254). O Liber Abaci introduziu os numerais hindu-arábicos na Europa, além de discutir muitos problemas matemáticos.
Livros escritos por Fibonacci - Liber Abaci (1202), livro sobre cálculos (tradução para inglês por Laurence Sigler, Springer, 2002) - Practica Geometriae (1220), compêndio com aplicação da álgebra à solução de problemas de geometria e trigonometria. - Epistola ad magistrum Theodorum - Flos super solutionibus quorundam questionum ad numerosum vel ad geometriam vel ad utrumque pertinentium (1225), obra dedicada ao cardeal diacono Raniero Capacci, com soluções para os problemas postos por João de Parma - Liber quadratorum (1225), sobre equações diofantinas, dedicado ao imperador Frederico II (ver, em particular, a identidade de Fibonacci). - Di minor guisa, sobre aritmética comercial (perdido) - Commentário ao Livro X de 'Os Elementos', de Euclides (perdido).
Liber Abaci
No Liber Abaci, Fibonacci apresenta o chamado modus Indorum (método dos hindus), hoje conhecido como algarismos arábicos. O livro defendia a numeração com os dígitos 0-9 e a notação posicional, esclarecendo o sistema de posição árabe dos números, incluindo o número zero. O livro mostrou a importância prática do novo sistema numeral, aplicando-o à contabilidade comercial, conversão de pesos e medidas, o cálculo de juros, taxas de câmbio e outras aplicações.
A segunda edição de Liber Abaci, de 1228, é a que hoje é conhecida. Esse livro contém uma grande