L Quidos Corporais Seminario
Corporais
FAG-IESC
Biomedicina-5º Período
Acadêmicos: Maria Aparecida Lima Feitosa , Anny karoliny Souza Santos,
Janaína Santos e Silva ,Thainara Rodrigues de Lima e Ana Paula Pessoa da Silva.
Liquido Pleural
O espaço entre os folhetos pleurais é preenchido por um ultrafiltrado de plasma, denominado líquido pleural, cuja função principal é a lubrificação da superfície pleural, facilitando os movimentos respiratórios.
Formação da Pleura
A pleura é formada por duas membranas : pleura pariental e pleural visceral que são compostas por uma camada única de células mesoteliais, as quais podem variar de uma forma plana ou ovoide a colunar ou cuboidal. O espaço entre essas duas membranas forma a cavidade pleural.
Liquido Pleural
O espaço pleural contém um ultrafiltrado de plasma denominado líquido pleural, o qual entra por meio da circulação sistêmica e é removido pelos vasos linfáticos da pleura parietal, cuja função principal é a lubrificação da superfície pleural, facilitando o deslizamento das pleuras visceral e parietal durante os movimentos respiratórios.
Volume e composição do Liquido
Pleural
O volume desse fluido é pequeno, em torno de 1 a 20 mL e apresenta baixa concentração de proteínas e células. As principais proteínas encontradas são a albumina, as globulinas e o fibrinogênio e os principais tipos celulares são os monócitos, os linfócitos e as células mesoteliais.
Aspecto do Liquido Pleural
O liquido Pleural normal é amarelo-pálido e límpido. Colorações e turbidez anormais do liquido pleural indicam diversos processos patológicos. Dentre as diferentes colorações que o liquido pleural anormal pode exibir estão a sanguínea ( quando não oriundo de punção traumática), a leitosa e a cintilante .
Características macroscópicas dos derrames Pleurais
Derrame
Pleural
As alterações nesse balanço homeostático provocam um derrame pleural, ou seja, o aumento do volume desse fluido na cavidade, como resultado de um aumento da produção que excede a taxa