K
Língua: Código linguístico usado por uma sociedade. É um instrumento de comunicação, sendo composta por regras gramaticais as quais possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciados que lhes permitam se comunicar e compreender-se. Por exemplo: língua portuguesa, língua inglesa.
Não é possível criar uma língua particular e exigir que outros falantes a compreendam. Dessa forma, cada indivíduo pode usar de maneira particular a língua comunitária, originando a fala. A fala está sempre condicionada pelas regras socialmente estabelecidas da língua.
Fala: é o modo de realização da língua. A fala é algo estritamente individual, pois cada pessoa tem seu jeito próprio de se manifestar em meio a um grupo social. Usufruindo-se de seus conhecimentos linguísticos, a mesma torna-se apta a expressar seu pensamento de acordo com sua visão de mundo adquirida ao longo de sua experiência.
Uma pessoa para ser compreendida não precisa falar ou escrever igual a outra, daí o caráter estritamente pessoal.
Linguagem: A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos e ideias, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações.
A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem.
Pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para realizar a comunicação: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais, linguagem escrita, mímica.
Linguagem oral e linguagem escrita
"Português é fácil de aprender porque é uma língua que se escreve exatamente como se fala."
Pois é. U purtuguêis é muinto fáciu di aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im purtuguêis não. É só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida?