J Nio Quadros E A Pol Tica Externa Independente
PEI: “ultrapassava as vacilações de governos anteriores: apresentava um conjunto de princípios articulados, extrapolava o âmbito regional, abria a perspectivas mundiais e dava à política externa um lugar de destaque na vida nacional.” (p.123)
Contexto: “as razões deste verdadeiro salto qualitativo encontram-se no novo perfil da sociedade brasileira, nas graves dimensões da crise socioeconômica interna, nas dificuldades externas da economia e na acelerada mudança que ocorria no contexto mundial e regional.” (p.123)
4.1 – Aas bases internas da PEI
“A população urbana crescera e continuava aumentando devido ao constante êxodo rural.” P.124
“A depreciação dos preços dos produtos primários exportadores pelo Brasil alcançara seu índice mais significativo até então.” P.124
“Jânio elegeu-se com a maior votação da história brasileira. (...) perfil populista.”
“Sua PEI empolgava os segmentos da esquerda e do nacionalismo.”
“Uma das bases internas da PEI encontra-se na emergência destas massas e na sua articulação, através do nacionalismo, a um projeto de desenvolvimento comum que relativizava a crise. A segunda refere-se Às necessidades externas do desenvolvimento industrial que geravam estrangulamento e como superá-las”: divisas, exportação, sustentação de preços, investimentos, tecnologia estrangeira. P.124
4.2 – As transformações do cenário mundial “Acelerada e profunda mudança no cenário mundial”
“O campo socialista deixava de se constituir um ‘sistema antagônico’, para tornar-se um fator adicional de complexidade do cenário internacional.”
. O próprio presidente se pronunciou: “o mundo ocidental precisa mostrara e provar que não é somente o planejamento comunista que promove a prosperidade das economias nacionais.”
. Novos pólos capitalistas: “a reconstrução econômica da Europa Ocidental e do Japão não constituía meros processos nacionais.”
. Descolonização -> na Europa = traços de ruptura com os velhos impérios.