INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS WEB COM O PADRÃO DE IMAGEM DICOM: UM ESTUDO DE CASO
Romulo Fagundes Cantanhede
(Introdução) Para a realização de laudos radiológicos com sistemas digitais, foram necessários ambientes com alta disponibilidade, desta forma garantindo a continuidade para o atendimento, não havendo interrupções nos hospitais aos pacientes nestes centros de atendimento. As imagens médicas deverão ser gerenciadas para que haja o armazenamento, transmissão, recuperação e integração com os equipamentos onde as imagens serão geradas para as estações de visualização. Um sistema de visualização que segue o modelo de sistema distribuído permite a manipulação e realização dos estudos de forma descentralizada, com a utilização de um servidor de imagens denominado de PACS.
(Metodologia) A pesquisa pode ser classificada como bibliográfica, explicativa e aplicativa. Estudou-se todo o processo que envolve o envio e recuperação da imagem seguindo as normas do protocolo DICOM, armazenamento em um servidor PACS, e a disponibilidade dessas imagens pelo TELERAD um sistema web.
(Resultados) Com a utilização do protocolo DICOM, tornou possível a disponibilidade e manipulação das imagens geradas pelos dispositivos tendo uma linguagem única quando se trata de imagens médicas seguindo o mesmo padrão em qualquer modalidade clínica como por exemplo: tomografias, ressonâncias magnéticas, radiografias digitais, ultrassonografias, hemodinâmicas, endoscopias, colposcopias, eletrocardiogramas entre outros, com um sistema distribuído sendo utilizado para disponibilizar as imagens dando uma agilidade na execução dos estudos clínicos. Este sistema foi desenvolvido com um modelo de arquitetura MVC (Model-View-Controller/ Modelo-Visão-Controlador), como linguagem de programação usa-se linguagem Java e o framework Grails, banco de dados postgreSQL. A escolha do Grails deu-se pela possibilidade de alta produtividade e simples configuração.