I'm Nicolas, I have 2 cars
Aristóteles e a Lógica
Nome: Nícolas G. Peirot Gonçalves Turma: 111
Professor: Wellington Gomes Ferreira Matéria: Filosofia
Introdução
Este trabalho tem como objetivo explicar de um modo simples o que é a Lógica segundo o filósofo Aristóteles. Um exemplo clássico que se mostra é: “Todo homem é mortal. Sócrates é homem, portanto, Sócrates é mortal”.
Aristóteles nasceu em Estagira, na Trácia, filho de Nicômaco, que era médico e amigo do rei macedônio Amintas III, e pai de Filipe II. Entre 16 e 17 anos Aristóteles foi para Atenas, maior centro artístico da Grécia. Naquela época muitos jovens iam para Atenas para prosseguir seus estudos. As duas maiores instituições que disputavam a preferencia dos jovens eram: A escola de Isócrates, que focava mais a vida política, e a Academia de Platão, que tinha uma preferencia à ciência como fundamento da realidade. Aristóteles escolheu a academia de Platão, e ficou lá por vinte anos, até a morte de Platão, que sucedeu no primeiro ano da 108ª olimpíada, no ano 347 a.C.
Após esse fato, ele passou um tempo em Assos no período de 346 a.C e 347 a.C, onde dirigiu uma escola, no litoral da Ásia Menor (atual Turquia), e também se casou com Pítias, irmã de Hérmias. Morto pelos persas retirou-se Aristóteles para Mitilene. Depois do falecimento de Pítias, casou-se com Hérpilis, da qual nascera Nicômaco, a quem depois dedicou o livro Ética a Nicômaco. Em 343 a.C, Filipe II escolhe Aristóteles com tutor de seu filho Alexandre ( o Grande), então com 13 anos.
Em 335 a.C em Atenas, Aristóteles funda sua escola em uma área de exercício público dedicado ao deus Apolo Lykeios, daí o nome Liceu. Os membros do Liceu pesquisavam sobre assuntos que o próprio Aristóteles interessava-se como: botânica, biologia, lógica, música, matemática, astronomia, medicina, cosmologia, física, história da filosofia, metafísica, psicologia, ética, teologia, retórica, história