cimas
Conceitos teóricos fundantes da Geografia
– Espaço Geográfico: sua (re)produção é resultante das relações entre os seres humanos e a apropriação dos recursos naturais, conforme o progresso técnico vigente ao longo da história. – Paisagem: porção imediatamente perceptível dos elementos físicos e culturais que compõem o espaço geográfico, cuja observação fornece elementos iniciais para a compreensão da organização do espaço em um dado momento histórico, exprimindo as heranças das sucessivas relações entre os seres humanos e a natureza.
– Lugar: espaço geograficamente criado pelas relações sociais locais/globais, fazendo parte da vida cotidiana e que proporciona ao indivíduo um georeferenciamento, com sensações de pertencimento, identidade e até afetividade.No lugar há a inter-relação global-local.
– Território: espaço definido e delimitado por relações de poder. Em geral é o nome político para a área de um Estado, mas também pode ser uma porção do espaço apropriada, delimitada e usada por um grupo social ou indivíduo.
– Região: é uma subdivisão do espaço, um recorte: subsistema de um todo com o qual mantém inter-relações.
O eminente geógrafo Milton Santos discute a existência de três meios de produção do espaço geográfico: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional.
O meio natural é marcado pela biosfera, situada na intersecção entre a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera. O meio natural é ritmado pelo “tempo da natureza”, ou seja, numa escala que varia de dezenas e centenas de milhares de anos a milhões e até bilhões de anos. Os grupos humanos estavam integrados ao meio natural de forma intensa, dependendo da coleta e da caça e pesca através de técnicas e instrumentos simples, mas que garantiam sua sobrevivência desde os primeiros hominídeos até o final do Paleolítico. Pouco alteravam o meio natural e os grupos sociais se constituíam com culturas próprias por estarem ocupando