I Ching: leituras
Resultado do jogo: hexagrama 28 - PREPONDERÂNCIA DO GRANDE
Como no hexagrama da última pergunta que fizemos, temos aqui a imagem de uma carga pesada sobre membros limitados em sua força. “O grande” é essa carga e, na presente interpretação, é o próprio tempo.
Em um cotidiano de muitas tarefas, como ocorre para a maioria de nós, há de se descarregar as energias aos poucos. É favorável dividir o tempo em partes que são administráveis, para que nossa energia flua suavemente. Na medida do possível, não concentre muitas atividades ao mesmo tempo. Do contrário, há o risco de sobrecarga e ineficiência. Melhor fazer, com todo o coração, uma coisa de cada vez.
O tempo desespera e pressiona se tentamos controlá-lo com rigidez. Só em partes o tempo é controlável. Se não deu para fazer alguma coisa... não deu! Basta a consciência de ter feito o melhor que se pôde!
Para aquilo que está ao seu alcance, faça. Para o que não está, aceite e faça em uma hora apropriada. A ansiedade só leva ao movimento em um primeiro momento, depois se torna um fator paralisante. Uma pressa interior que não resulta em um movimento exterior.
Transforme o tempo em seu aliado!
Contato/marcação de consultas: principioluminoso@gmail.com
Pergunta: como saber a hora de ir embora de algum lugar?
Resultado do jogo: hexagrama 30 – ADERIR (Fogo)
O fogo é um dos elementos naturais básicos sobre os quais se debruça o I Ching. Sua luz tem relação direta com o material que ele queima (ao qual ele adere). Se o combustível é como uma palha seca, rapidamente queimará e perderá sua luz. Se, ao contrário, o ambiente oferece combustível bom e suficiente para que o fogo continue a propagar, então poderá iluminar extensas áreas e por muito tempo.
A resposta dirige-se ao nosso sentimento. Quantas vezes estamos em certo lugar e nos perguntamos “o que é que eu estou fazendo aqui?” Este questionamento é um sinal de luz, uma intuição de que