G Neros Liter Rios 1
Literários
Definição
Gênero literário é uma categoria de composição literária. A classificação das obras literárias podem ser feitas de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros. As distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.
A divisão clássica é, desde a Antiguidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Narrativo
É o relato de um enredo, que pode ser baseado em fatos ou ficcional. Nesse gênero, os fatos ocorrem em sequencia. Pode ser classificado em romance, conto, novela, crônica, entre outros.
Sua principal característica estrutural é que conta com um início, um clímax e um desfecho.
(O Ateneu, de Raul Pompeia é um exemplo de texto narrativo).
Exemplo: contos, romances, fábulas etc.
Lírico
Nesse gênero, o autor manifesta seus sentimentos e emoções, explorando a musicalidade das palavras. O termo "Lírico" vem do latim e significa "lira", um instrumento musica da Grécia antiga que dava melodia aos poemas da época. O foco, portanto, está no interior de quem o escreve, o eu-lírico.
Exemplos: poesias, sátiras, sonetos etc.
Dramático
Começou na Grécia antiga, provavelmente em eventos em homenagem ao Dionísio. São textos escritos para serem encenados em uma peça teatral, por exemplo. Atualmente, é difícil diferenciar um texto dramático dos outros gêneros, devido a tendência, que se observa de transformar qualquer tipo de texto em roteiro.
Exemplo: roteiros de novelas, teatros etc.
Conclusão
Os gêneros literários são, como dissemos, realidades arquetípicas que separam e ensinam a multiplicidade dos fatos da história literária, sem se manifestar em toda a sua íntegra pureza, pois a temporalidade imita a perenidade, sem poder se identificar com ela, e também sem nunca desaparecer de cena, por mais irreconhecíveis que os torne multidão dos fatos e variações particulares.