G Nero Narrativo
O gênero narrativo possui algumas divisões literárias, que são: romance, novela, conto, crônica e fábula. Ambas possuem narrador, tempo, espaço, enredo e personagens.
O termo “narrar” vem do latim “narrativo” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula.
Romance
O romance é uma narrativa sentimental longa, advinda da literatura oral em que as pessoas contavam oralmente histórias de amor e aventuras. Há sempre uma trama central e pequenas outras secundárias que se cruzam para formarem a história. No romance, todos os elementos de um texto narrativo se fazem presentes, entretanto, o enredo geralmente é dividido em capítulos.
Exemplos de romances: O guarani, de José de Alencar; Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa; São Bernardo, de Graciliano Ramos; A hora da estrela, de Clarice Lispector etc.
Novela
A novela é um gênero literário que tem características bastante peculiares. A saber: seu enredo é formado por uma pluralidade de histórias entrelaçadas umas às outras, portanto, não tem o foco somente em uma única história ficcional; seque uma ordem sucessiva dos fatos, para tanto, há a predominância do tempo cronológico; linguagem simples e objetiva; possui número restrito de personagens.
Conto
O conto é formado por uma narrativa breve que ocorre centrada em um único conflito, conta com poucos personagens e relata apenas uma situação. No Brasil, a literatura conta com renomados contistas, dentre eles: Machado de Assis, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector,