Shakespeare
Em termos de traição, vemos que essa não é apenas carnal, a traição vem em diversas maneiras, até em uma amizade podem ser desfeitas grandes expectativas de lealdade, como a confiança. Vemos como a humanidade constrói seu conceito entre valores, caráter, palavra empenhada, lealdade e indícios da mente que levam a pensar qualquer coisa e a traição de um golpe diante de seus superiores fazendo tramas para que sejam desfeitas vidas paralelas..
Entre os dois textos, estudamos o amor que leva á humanidade á loucura, esse pode ser fiel, mas destrutível, amargo mais saboroso, praticamente os dois personagens dos textos acabam perdendo suas vidas por amor. Em Shakespeare, Otelo vendo que matou sua amada injustamente por um golpe, acaba se desfalecendo na morte por peso na consciência. Ao texto de Dom Casmurro o personagem Bento acaba se separando de sua amada e se enclausurando, deixando sua vida passar por pensar em uma possível traição, e assim vivendo em recluso até sua velhice, vindo assim a ser chamando de Dom Casmurro, Perde a sua preciosa vida por pensar e imaginar sem provas uma possível traição.
Por fim temos a morte, que abrange um sentimento de impotência diante dos fatos, uma morte carnal de seu personagem Otelo e morte do conceito da vida de Dom Casmurro,